Digite o seu endereço de e-mail para receber gratuitamente informações sobre como investir corretamente seu dinheiro.

Moedas Digitais João Mota

Dicas de segurança para realizar transações com bitcoins nos mercados online

Dicas de segurança para realizar transações com bitcoins nos mercados online

Nos posts anteriores falei sobre a parte prática da compra de bitcoins, tanto nas exchanges como nos mercados online. Você se preocupa com sua segurança? Como realizar transações com segurança no mercado online? Como reduzir o risco de ser vítima de roubos e fraudes? Como comercializar de forma segura, em especial nos mercados online, onde você realiza as operações diretamente com a outra pessoa?

 

Leia Também: Aprenda como comprar bitcoins

Leia Também: Como comprar bitcoins no mercado online

 

Vou te dar dicas sobre como escolher bem a outra parte na comercialização dos bitcoins.

 

Como comprar com segurança no mercado online

 

Pesquise por referências na comunidade brasileira de bitcoin. Procure nesses sites informações da pessoa com quem você vai negociar. A boa quantidade de referências positivas indica menor risco de ter problemas.

Antes de concluir uma negociação, verifique o perfil da pessoa nas rede sociais. Não tenha pressa. Observe se existem alguma coisa suspeita, conteúdo relacionado a “trampos ON, trampos, makineta, carder, lara, lotter, infoCC”. Se encontrar, caia fora. É ciliada Bino.

Você pode aprofundar mais a pesquisa e ver os amigos e grupos da pessoa. Se encontrar algo suspeito, cancele a negociação, pois você pode perder seu dinheiro. Será que o perfil é fake? Na dúvida, não continue.

Outros sinais de que a pessoa pode ser um criminoso:

  • Pagar uma cotação acima do que você está vendendo;
  • Mostrar muita pressa em concluir a negociação;
  • Não querer concluir a negociação através do site LocalBitcoins, que é um dos sites seguros sugeridos;
  • Perfil criado recentemente ou sem informações pessoais (nome falso, foto de animal, etc).

Venda seus bitcoins com segurança no mercado online

 

Por questões de segurança, as exchanges só permitem que o titular da conta corrente faça transferências para compra de moedas digitais. Ou seja, você cadastrou seu CPF na exchange, e só uma conta vinculada a este CPF pode realizar transferências de dinheiro para realizar as compras. Isso evita uso de contas roubadas.

Da mesma maneira, não aceite que alguém compre seus bitcoins usando a conta corrente de outra pessoa. Por que senão, em caso de denúncia por roubo, o dinheiro será estornado e você sairá perdendo. Observe se o nome que consta do perfil da pessoa é o mesmo usado na conta bancária.

Além disso, procure sempre receber o dinheiro ANTES. Claro que se a pessoa com quem você negociar tenha bastante referências, pode até abrir uma exceção. Mas, no geral, receba antes o dinheiro e envie os bitcoins depois. Vai evitar muita dor de cabeça.

 

O LocalBitCoins te dá segurança no mercado online

O site LocalBitcoins explica como funciona o sistema de custódia, que te protege contra fraudes:

“Todas as transações on-line estão protegidas por compromisso. Quando um comércio é iniciado, a quantidade de bitcoins para o comércio é automaticamente reservada na carteira de LocalBitcoins do vendedor. Isto significa que se o vendedor fugir com seu dinheiro e não liberar seus bitcoins do LocalBitcoins.com, o suporte pode liberar as bitcoins da custódia para você. Se você está vendendo bitcoinsnunca libere o depósito antes que você saiba que recebeu dinheiro do comprador de bitcoins. ”

Diferença entre transação on-line e transação local:

“Negócios Online ocorrem inteiramente on-line através de nossa plataforma de negociação, sem que você se encontre com seu parceiro de negociação. O sistema de custódia é automaticamente ativado e financiado pelos negócios on-line, o que significa que como comprador, você está automaticamente protegido por nosso sistema de custódia.

Negócios locais destinam-se a serem efetuados pessoalmente e o sistema de custódia não é habilitado automaticamente. Devido a este ato, não é seguro pagar ao vendedor usando um método de pagamento online em um negócio local.

Os métodos de pagamento online são, por exemplo, transferências bancárias; códigos de cartões de presente, etc.”

Dá pra você ver que, apesar de pagar uma taxa para realizar as transações, você fica protegido se utilizar o sistema on-line, pois os bitcoins ficam numa custódia da carteira LocalBitCoin.

 

Conclusão sobre transações com segurança no mercado online

 

Esse artigo mostrou como você pode comprar e vender bitcoins no mercado online com segurança. Você viu como verificar as referências da pessoa com quem está comercializando e a opção de custódia oferecida pelo LocalBitcoins.

Ganhar dinheiro é bom. Mas nunca se deve deixar a segurança em segundo plano. Riscos existem em qualquer tipo de investimento, mas o nosso objetivo é sempre reduzir ao mínimo a chance de perder dinheiro por descuido.

 

Deixe seus comentários abaixo. Se tem dúvidas, pode falar, que será um prazer ajudar.

 

Imagem: Pixabay

 

 

Artigos relacionados

Sobre o autor | Website

Sou formado em Análise de Sistemas. Trabalho há 15 anos no mercado financeiro com experiência em administração de investimentos.Possuo Certificação Profissional Avançada em Investimentos ANBIMA CPA-20.

Digite o seu endereço de e-mail para receber gratuitamente as atualizações do blog.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.