Digite o seu endereço de e-mail para receber gratuitamente informações sobre como investir corretamente seu dinheiro.

Moedas Digitais

O que é bitcoin?

O que é bitcoin?

O que é bitcoin? Esse é um assunto em alta nas noticias da internet. Estou acompanhando diariamente as noticias sobre o bitcoin. Todo dia tem novidade.  Você já deve ter lido ou ouvido falar sobre pessoas que ficaram milionárias com investimentos em bitcoins.

Por exemplo, o norte-americano Erik Finman, tornou-se milionário aos 18 anos. Aos 12 ele comprou 83 bitcoins usando U$ 996 dólares.

Eu vejo o bitcoin como uma tecnologia que veio para ficar. Você deseja investir em bitcoins? Vou te ajudar então a entender melhor essa moeda digital.

Nesse artigo te explicarei vários termos relacionados ao bitcoin (por que será que tem esse nome?) e umas das suas principais características que é a autonomia. Sabia que a primeira transação que se tem notícias, usando bitcoin, foi a compra de uma pizza?

 

O que é bitcoin e termos relacionados

 

O bitcoin foi a primeira criptomoeda lançada. É uma moeda digital. Com ele você pode fazer transações monetárias (pagar compras, transferir valores, etc).

Para você entender melhor os bitcoins, vamos considerar termos relacionados:

Por que o nome “bitcoin”? “coin” em inglês significa moeda. “bit” é usado para coisas relativas a computadores. O símbolo do bitcoin é BTC.

O que é uma criptomoeda? Para prover segurança nas transações, impedindo falsificações e protegendo a identidade dos usuários, os dados das moedas são criptografados. Criptografia é um conjunto de técnicas empregadas para tornar os dados ininteligíveis a quem não deva ser capaz de decifrar a mensagem.

Quem inventou o bitcoin e quando? Não se sabe com certeza. Satoshi Nakamoto pode ser um programador ou um grupo de programadores que publicou um artigo descrevendo os princípios das moedas digitais e criptomoedas em 2008. No ano seguinte, foi lançado o sistema e a rede Bitcoin começou a funcionar.

Qual a diferença entre Bitcoin e bitcoin? Bitcoin é a rede, o protocolo (regras de comunicação) da moeda. E bitcoin é a moeda mesmo.

Quantos bitcoins podem ser criados? O limite é de 21 milhões de unidades. Calcula-se que esse número será atingido no ano 2140.

Como se chamam as frações de bitcoins? Existem 9 casas decimais, portanto 1 bitcoin = 1,000000000. Os decimais são chamados de satoshis, por causa do nome do criador da moeda. 1 satoshi é como se fosse um centavo de uma moeda física.

 

Leia Também: Moedas digitais – fraude ou bolha?

A autonomia das moedas digitais

 

Umas das principais características das criptomoedas é que elas não são controladas por nenhuma pessoa, empresa ou governo.

Para você entender melhor o que é bitcoin, vamos comparar com uma moeda tradicional como o dólar ou o real. Você não pode emitir moeda. Existe um Banco Central que controla a emissão das mesmas. O governo pode interferir no valor da moeda. Quando você faz uma compra, você pega o dinheiro e paga o vendedor. Ou usa o cartão de débito ou crédito. Nesses casos, você usou dinheiro que foi emitido por uma autoridade monetária. Ou o cartão que tem uma financeira ou banco como intermediário.

No caso das moedas digitais, as transações são feitas de pessoa para pessoa. São chamadas de ponto a ponto
(peer to peer ou P2P). Você possui um “endereço” (código criptografado) da sua moeda e utiliza para fazer o pagamento ou receber valores. Podemos comparar com o aplicativo WhatsApp. Você envia a mensagem diretamente para a outra pessoa/grupo, sem intermediários. Inclusive as mensagens do WhatsApp são criptografadas, como os dados do bitcoin.

 

Está gostando do artigo?

Digite o seu endereço de e-mail para receber gratuitamente as atualizações do blog.

A rede Bitcoin e os endereços

 

Para que o sistema funcione existe o Blockchain. Ele é um tipo de banco de dados distribuído (rede) que guarda um registro de transações de forma permanente e à prova de fraudes. É uma espécie de livro-razão ou livro de registro público.

Existem atualmente mais de 1000 moedas digitais (https://coinmarketcap.com/). E o número continua a aumentar. Essas moedas que não são bitcoins são chamadas de altcoins. Elas surgiram a partir de 2011, quando o bitcoin passou a ser mais reconhecido e valorizado. No site acima você pode ver quais são as moedas e as suas cotações.

Conforme já falei, as transações na rede Bitcoin são feitas entre endereços. Endereços são conjuntos alfanuméricos de 34 caracteres que identificam a origem e o destino das moedas. São semelhantes ao endereço de e-mail. Sabendo o endereço de e-mail de alguém você envia uma mensagem para ela. Mas somente a pessoa que receber o e-mail e possuir a senha vai poder ler.  Com as moedas digitais, você sabe o endereço bitcoin dela e envia o pagamento. A pessoa possui a senha que permite acessar e usar os valores.

Um exemplo de endereço: 1A3zn9k9V5jZ5YHU8ZmeGr7u5wDeUeBA9v

Uma das grande vantagens do bitcoin é que você envia recursos para qualquer pessoa do mundo, sem pagar taxas de banco.

 

As pizzas de milhões de dólares

 

A primeira transação com o bitcoin aconteceu em 22 de maio de 2010, quando Laszlo Hanyecz pagou Jeremy Sturdivant pela compra e entrega de duas pizzas grandes em sua casa, nos Estados Unidos.

Na época o pedido levou cinco dias para ser atendido. Ele transferiu dez mil bitcoins para a carteira de Sturdivant, um estudante britânico que, pela internet, pediu que duas pizzas da franquia Papa John’s fossem entregues a ele. O valor transferido era equivalente a US$ 41,00. Sete anos depois, o total de bitcoins transferido seria equivalente a R$ 138 milhões (cotação de 28/09/2017). Pizza cara.

 

Conclusão sobre o bitcoin

 

Nesse artigo vimos o que é bitcoin: uma moeda digital do tipo criptomoeda. Vimos também que sua principal vantagem é ser uma moeda livre, independente de páis ou governo. Ela é uma forma barata e eficiente de se fazer pagamentos. Mas também é uma forma de se investir e ganhar dinheiro.

Lembramos que, em qualquer tipo de investimento, rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. O objetivo do blog Guia do Investidor é ajudar você a ter informações suficientes para poder tomar decisões na hora de investir seu dinheiro. Mas, a decisão final é sua. Agora você entende o que é bitcoin.

 

Já comprou seus bitcoins? Deixe seus comentários abaixo. Dê sua opinião. Compartilhe nas rede sociais.

 

Imagens: Pixabay

 

Artigos relacionados

Sobre o autor | Website

Sou formado em Análise de Sistemas. Trabalho há 15 anos no mercado financeiro com experiência em administração de investimentos.Possuo Certificação Profissional Avançada em Investimentos ANBIMA CPA-20.

Digite o seu endereço de e-mail para receber gratuitamente as atualizações do blog.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.